Sobre NUTEDS/UFC
 
O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) desenvolve e apoia projetos pedagógicos de Educação a Distância (EaD  online) voltados para a área da Saúde.
 
Entre as atividades, destacam-se a elaboração de conteúdos didáticos e pedagógicos adaptados para EaD online, e o uso  de videocolaboração (vídeo e webconferências), e encontros presenciais, quando necessário. As aulas e palestras ministradas são gravadas e posteriormente disponibilizadas na página na página do Telessaúde por videostreaming, gratuitamente.
 
O NUTEDS/UFC disponibiliza também um programa permanente de palestras ministradas por webconferências para Pontos do Telessaúde do Ceará instalados em diversas cidades do interior do estado e, em algumas delas, têm ocorrido participações até de outros estados. Além disso, desenvolve ações de Telecardiologia  e Telepediatria com plantões fixos, e Teledermatologia no modo off-line.
 
O Núcleo tem ainda sob sua responsabilidade a manutenção de páginas eletrônicas por ele criadas como a da Faculdade de Medicina da UFC (http://www.medicina.ufc.br),  do Telessaúde do Ceará (http://telessaude.medicina.ufc.br), e a sua própria página (http://www.nuteds.ufc.br).
 
Histórico
 
O NUTEDS/UFC foi criado pela Portaria nº 76  de 15 de janeiro de 2010, do Magnífico Reitor Jesualdo Pereira Farias. De caráter multidisciplinar, o Núcleo surgiu para dar apoio à área de Atenção Básica e de Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Segunda Opinião Formativa (inclusive por teleconsultoria), bem como à prática efetiva de outras ações de Telessaúde e Telemedicina (assistenciais).
 
O Núcleo está cadastrado como grupo de pesquisa do CNPq, em substituição ao antigo Grupo de Estudos em Tecnologia das Informações e Teleinformática em Saúde (GETITS), criado há mais de uma década.
 
Entre as diversas atividades pioneiras do NUTEDS/UFC podem ser destacadas, na área da EaD online, a oferta do primeiro curso de Formação de Tutores para EaD em Saúde, do  curso de Formação de Conteudistas para Educação a Distância em Saúde, e do curso de Especialização em Saúde da Família.
 
O NUTEDS/UFC é um núcleo sem fins lucrativos que oferece cursos de especialização em Saúde, aperfeiçoamento e capacitação gratuitos, apoiados pelo Ministério da Saúde, através da UNA-SUS.
 
Publico alvo
Profissionais da rede pública de saúde
 
Parcerias
 
O NUTEDS/UFC possui parceria com a Rede Universitária de Telemedicina (Rede RUTE), com o Telessaúde Brasil Redes e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Com instituições locais, o Núcleo  é parceiro da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), do Conselho das Secretarias e Secretários de Saúde do Estado do Ceará  (COSSEMS-CE) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS),  da Escola de Saúde Pública (ESP) e do Instituto da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (IPREDE), com o qual a colaboração ocorre preferencialmente nas atividades de Telepediatria, entre outras.
 
Objetivos
 
- Dar assistência à área de Atenção Básica e de Redes de Atenção à Saúde por meio uso de tecnologias digitais;
- Realizar atividades de Telessaúde e Telemedicina;
- Integrar diversos saberes e necessários à construção coletiva e multidisciplinar do conhecimento na área da Saúde.
 
Cursos*
 
 
* Todos os cursos mencionados estão em páginas sob responsabilidade do NUTEDS/UFC, empregando o Ambiente Virtual da Aprendizagem (AVA) MOODLE, portanto empregando recursos de EaD baseada na web, modalidade semipresencial, com transição didática e forte apoio tutorial.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar