Saiu o edital para médicos interessados em se inscrever no programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaude). As inscrições vão do dia 29 de setembro ao dia 24 de outubro. Estão disponíveis 200 vagas em 19 instituições associadas em diferentes partes do país. No Ceará, 11 vagas foram abertas. As matrículas e os encontros presenciais acontecem na sede da Fiocruz no estado.

CLIQUE AQUI para acessar o edital.

Criado em 2015, o PROFSAUDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, destinado a formar profissionais para atender a expansão da graduação e pós-graduação em medicina, conforme determina a lei que institui o Programa Mais Médicos.

Proposto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), com coordenação acadêmica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a iniciativa conta com a parceria e o financiamento dos ministérios da Saúde e da Educação e o apoio da Sociedade de Medicina de Família e Comunidade, Associação Brasileira de Educação Médica e Universidade Aberta do SUS. O curso será oferecido na modalidade semipresencial e ofertará vagas em todo o território nacional. Sete linhas de pesquisa são ofertadas, abrangendo áreas como Informação em Saúde e Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde.

O mestrado profissional terá como foco o desenvolvimento do ensino na área da saúde, com temas relacionados à educação médica, medicina de família e comunidade e saúde coletiva, além de outros assuntos importantes para a formação na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se, portanto, da reafirmação do compromisso de garantir docentes e preceptores bem preparados para atuarem nos cursos de medicina, em especial os autorizados a partir da criação do Programa Mais Médicos no ano de 2013.

As provas
Os candidatos serão avaliados por meio de três etapas. Na primeira, será aplicada a prova de inglês (eliminatória). Já a segunda etapa será a de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória) e, por fim, na terceira etapa ocorrerá a análise de currículo, bem como da carta de intenção e a realização de uma prova oral.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar